COMO VEJO O PECADO?


Partindo-se do entendimento que pecar é o ato de se errar o alvo e pecado, como substantivo, é o nome que se dá a toda ação que desagrada a Deus, vou me dirigir pelo caminho de que pecado não é algo se comete e sim que se existe. Vamos partir desse ponto. (Rm 3:23) Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Se todos pecaram e isso abrange até quem ainda vai nascer. O verbo pecar está no passado, porém uma vez que esse passado age também no futuro, já somos considerados pecadores antes mesmo de pecarmos com nossas próprias ações. (Sl 51:5) - Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Logo o pecado já existe e não foi cometido. Há um pensamento de que existem dois tipos de pecado. O que cometemos no presente e o chamado pecado natural que herdamos de Adão.
Com certeza falar de pecado é bem complexo, porém me deterei apenas ao contexto do que eu chamo: Pecado contemporâneo. (O que cometemos no hoje)
(I Jo 1:7) ...o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Isso se refere aos que já cometemos e os que ainda vamos cometer. Ai mora o ponto mais crítico e polêmico dessa explanação. Uma frase do Rev. Cáio Fábio me chama muito a atenção. (Nós não somos pecadores porque pecamos e sim pecamos porque somos pecadores). O fato de possuirmos a herança de Adão nos faz ainda mais necessitados da Glória de Deus. O pecador, não convertido, peca porque sua essência está no pecado. Nossa essência está em Cristo, porem somos imperfeitos e o pecado ainda nos instiga ao erro. A carne tende a carne. Pode um objeto ter pecado? Bem certo que não. Acredito que a maldade ou a bondade está no ser humano e não nos objetos. Assim se alguém profano toca algo, esse algo se torna profano. Se alguém santo toca algo, esse se torna santo. Existe algum pecado no álcool ou tabaco, por exemplo? Tirando que ambos fazem mal a saúde, existiria pecado neles? Porque um salvo não poderia fumar? O cigarro em si possuiria pecado? O pecado está no homem, ele é o único hospedeiro. Perguntas! Então quer dizer que eu posso cometer qualquer ato ilícito, aos olhos da lei, uma vez que sou salvo e o pecado não faz mais sentido sobre mim? (E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará - Jo 8:32) - A verdade precisa me libertar, pois se não, não é verdade. Se descobrir que sou livre pra pecar me faz ainda mais pecar, então não estou livre do pecado. O sangue de Jesus nos limpou e nos purificou pra que o pecado não mais tivesse poder sobre nós. Somos livres pra pecar, mas ao escolhermos não o fazer atingimos o coração de Deus. O salvo é livre do pecado e o perdido é escravo dele. Peco, pois ainda pertenço a esse corpo corruptível, mas isso é um acidente em minha vida, no qual muitas áreas ainda somos dependentes desses erros. Mas o Espírito me desgarra cada dia mais deles. Conforme eu dou espaço pra ele agir.
Creio na salvação pelo sangue e confissão e não por minhas boas aventuranças enquanto crente. Qualquer outro meio que me tire à salvação, desfaz por completo o sacrifício de Cristo em minha opinião. Como minha fé se baseia unicamente no sacrifício de Cristo e arrependimento e confissão como único meio de salvação, é nisso que eu creio. – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” - (Jo. 3:16)
O assunto é bem mais profundo com certeza. Se falar de pecado é sempre muito complicado e polêmico, mas acho que já deu pra vocês a entender como eu vejo o assunto. Rsrsr

Lembrando sempre que estou longe da pretensão de estar certo...

Um abração!

Por Alexsandro Monteiro
31/05/2007